Os Florais de Bach


"Olhai os lírios do campo. Eles não fiam nem tecem e no entanto nem Salomão em toda sua glória se cobriu como um deles".

domingo, 28 de setembro de 2008

As classificações florais



Os Doze Curadores


Segundo Dr. Bach “as flores curadoras são aquelas que receberam o poder de nos ajudar a preservar nossa personalidade”. Cada flor corresponde a uma qualidade positiva, e seu propósito é fortalecê-la. As 12 essências, com as suas respectivas qualidades, e o desequilíbrio correspondente ao que aparece como uma falha. São eles: Impatiens, Gentian, Cerato, Clematis, Vervain, Centaury, Scleranthus, Chicory,Agrimony, Mimulus, Water Violet e Rock Rose.


Os Auxiliares

Os setes florais auxiliares foram sintonizados pelo Dr. Bach quando, após completar os 12 curadores, ele sentiu necessidade de encontrar florais para novos tipos e estados mentais, mais persistentes, para pessoas que acreditavam que nada poderia ser feito por elas. Os sete florais são: Gorse, Oak, Heather, Rock Water, Olive, Vine, Wild Oat.

Os Assistentes

Bach continua sua pesquisa, porém desta vez ele tinha conhecimento da finalidade do floral antes de encontrar a flor. Todos os florais assistentes são feitos pelo método de fervura, com exceção do White Chestnut, feito pelo método solar. Daí entendermos que os florais assistentes trabalham em nível inconsciente. O White Chestnut, como se verá a seguir, trabalha um fator em nível consciente. São eles: Cherry Plum, Elm, Pine, Larch, Willow, Aspen, Hornbeam, Sweet Chestnut, Beech, Crab Apple, Walnut, Chestnut Bud, Red Chestnut, White Chestnut, Holly, Honeysuckle, Wild Rose, Star of Bethlehem e Mustard.


Os 38 florais e suas indicações

O Dr. Bach dividiu os florais em sete grupos, segundo a maneira como a pessoa reage emocionalmente a uma situação. Cada grupo corresponde a um defeito no equilíbrio da alma, e qual a doença desenvolve (segundo o conceito do que é a verdadeira doença, e a uma cura a ser alcançada. São eles):

  • Medo
  • Incerteza
  • Falta de interesse nas circunstâncias presentes
  • Solidão
  • Hipersensibilidade a influências e idéias
  • Desespero ou desânimo
  • Excesso de preocupação pelo bem-estar dos demais


Os Florais e seus usos

Os Florais não são utilizados diretamente para queixas físicas, e sim para o estado emocional e mental da pessoa. Vamos classificá-los em grupos, e os curadores serão seguidos de um asterisco.

4 comentários:

  1. São maravilhosos o problema é que ainda existe um grande preconceito no ser humano, mas como tudo na vide tem seu tempo...vamso esperar...que as flroes continuem a fazer de nossos dias um arco iris, paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sandra!

    Gostaria de te pedir uma ajuda...

    Tenho um livro sobre os Florais de Bach, tenho lido nos últimos dias. Me identifiquei com três essências. Gostaria de saber se é melhor pedir p/ manipular todos em um só frasco ou se devo colocar cada essência num frasco separado. Há algum critério quanto a isso? (no livro não diz)

    Se puder me ajudar, te agradeço muito!

    Beijos!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lilian! Tudo bem?
    Olha, para a manipulação da fórmula deve-se adicionar o máximo de 6 essências no mesmo frasco. Nunca mais do que isso.O frasco deve se manter longe de aparelhos eletro-eletrônicos como TV, microondas, computadores, etc... Deve ser tomado 4 gotas 4 vezes ao dia no mínimo, mas sempre de 4 gotas!
    Mil beijos
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, Sandra!

    Não sabia sobre o contato com eletrodomésticos... Vou tomar cuidado e usar direitinho.

    Obrigada, mais uma vez!

    Que Deus te ilumine ainda mais!

    ResponderExcluir

Paz Profunda!

Quer fazer um curso comigo?

Venha aprender sobre os Florais de Bach!!! Um curso que o levará ao caminho do auto conhecimento!
Entre em contato:
Sandra Baptista
Telefone: (011) 8129-1471
e-mail: atendimento@terapiasecursos.com.br
Mais informações acesse: www.programacaodecursos.blogspot.com